Descoberto primeiro mamífero que acasala sem penetração

primeiro mamífero que acasala sem penetração
Fonte: Pixabay

Pesquisadores descobriram o primeiro mamífero que acasala sem penetração. O morcego Eptesicus serotinus, mais conhecido como morcego-hortelão-escuro, foi filmado no sótão de uma igreja, na Holanda, e em um centro de reabilitação, na Ucrânia.

Na ocasião, o morcego estava copulando e algo estranho chamou a atenção dos pesquisadores. O casal de morcegos estavam em uma espécie de abraço e o sêmen do macho era transferido para a fêmea apenas pelos movimentos que ambos faziam.

Características do morcego

Os morcegos são mamíferos voadores pertencentes à ordem Chiroptera. Inclusive, são os únicos mamíferos capazes de voar verdadeiramente. Após o roedores, são a segunda maior ordem de mamíferos, com mais de 1.400 espécies de morcegos.

O tamanho dos morcegos-hortelões-escuros varia entre 25 a 28 centímetros. Além disso, a pelagem dorsal é marrom escuro, enquanto a ventral é mais clara. E claro, são animais noturnos e caçam insetos durante a noite, usando a ecolocalização.

Eles podem ser encontrados em grande parte da Europa e em algumas partes da Ásia. Além disso, frequentam áreas variadas, incluindo florestas, parques urbanos e edifícios. Durante o dia, podem utilizar cavidades de árvores, fendas em rochas ou estruturas humanas para abrigar-se.

Como é o acasalamento do morcego?

primeiro mamífero que acasala sem penetração
Fonte: Freepik

Anatomicamente, os machos possuem pênis que podem medir até ¼ do seu corpo. Por outro lado, a vagina das fêmeas são bem pequenas, chegando a ser sete vezes menor que pênis do macho.

Assim, não há compatibilidade para penetração. Inclusive, quando em momento de cópula, a cabeça do pênis aumenta de tamanho e fica parecendo um coração. Com uma vagina pequena, o macho não consegue penetrar.

Dessa forma, durante a reprodução, o macho dá outra utilidade para o membro. Ou seja, ele segura a fêmea pela nuca e a envolve com o pênis, como se fosse um terceiro braço. Assim, ele retira uma membrana que cobre a vagina da fêmea.

Apesar de os pesquisadores ainda não saberem como o sêmen é feito, os dois morcegos possuem um acasalamento por contato. Em outras palavras, ficam abraçados e mantendo os órgãos genitais em contato, com isso o esperma acaba sendo transferido para a fêmea.

Nesse sentido, o acasalamento do morcego-hortelão-escuro se parece bastante com o ‘beijo cloacal’ das aves, em que as cloacas ficam próximas para que o macho faça o depósito do sêmen. Assim, o morcego se tornou o primeiro mamífero que acasala sem penetração.

Estudo sobre os morcegos

A descoberta aconteceu por conta de um estudo sobre morcegos liderado por uma equipe de diversos pesquisadores da Universidade de Lausanne, na Suíça.

O resultado foi publicado em um periódico, chamado Current Biology, no dia 20 de novembro deste ano. Na pesquisa, descobriram um morcego com pênis gigante e, consequentemente, incapaz de ocorrer penetração.

Até então, os cientistas não sabiam como acontecia o acasalamento entre esses animais. Posto que sempre os viam de costas. No entanto, colocaram câmeras em uma grade para poder filmar mais de perto a reprodução dos morcegos.

Ao fim das filmagens, obtiveram 97 registros. Sendo 93 do sótão de uma igreja holandesa e 4 de um centro de reabilitação de morcegos na Ucrânia. Com esses materiais em mãos, os cientistas puderam entender como funcionava.

Nicolas Fasel, o primeiro autor do estudo, acreditava que o sexo dos morcegos poderia ser semelhante ao dos cachorros. Assim, o pênis do morcego incharia após a penetração. Contudo, a descoberta foi que não havia penetração mesmo.

Mas há outra semelhança entre o acasalamento dos morcegos e dos cachorros. Posto que o cachorro e a cadela ficam grudados depois do sexo, já os morcegos ficam abraçados por um tempo, em média 50 minutos, para reproduzir.

Rolar para cima