Registro emocionante de uma criança ao ver o Papai Noel negro pela primeira vez [Assista]

Papai Noel negro
Fonte: Instagram

Uma criança preta se emociona ao ver o bom velhinho da mesma cor que ela. O registro foi feito pela mãe, a influencer e empreendedora Amanda Santos, e publicado em suas redes sociais. Melissa, a filha, aparece super empolgada para ver o Papai Noel negro.

O encontro aconteceu em um shopping na grande São Paulo e, após um momento de timidez, a garotinha senta ao lado do “Papai Noel pretinho”, como ela mesma diz. O vídeo viralizou e já bateu mais de 120 mil visualizações.

Papai Noel negro em shopping?

O mês de dezembro chegou e com ele as decorações para o natal. E claro que não pode faltar a maior simbologia: o Papai Noel. Suas características? Barba branca grande, roupa vermelha, barrigudo e branco. Será?

Há alguns anos, uma crescente de papais noeis negros começaram a aparecer para a alegria de milhares de crianças e porque não adultos também?! Embora alguns não tenham gostado, o sucesso do Papai Noel negro mostra o poder da representatividade.

Nessa perspectiva, ao apresentar uma figura culturalmente reconhecida, como o Papai Noel, com características diferentes, como a cor da pele, contribui-se para a representação de uma sociedade mais inclusiva e que celebra a diversidade étnica.

Além disso, a presença de representações diversas permite que as pessoas se identifiquem com personagens, figuras públicas ou modelos a seguir. Há, aqui, um ponto fundamental para criar um senso de pertencimento e inclusão.

Fato é que a necessidade de adequar esse símbolo para um país miscigenado como o Brasil passou da hora. A maior prova disso está nos registros de crianças pretas conhecendo o Papai Noel negro, como é o caso da história contada aqui.

Encante-se com o encontro de Melissa com o Papai Noel negro

Amanda Santos, influencer, empreendedora e mãe da pequena Melissa, filmou o momento em que ela levava a filha para ver, pela primeira vez, o Papai Noel negro. A empolgação da criança era nítida.

Ao subir as escadas rolantes do shopping, a mãe vai conversando com a filha, “ele é pretinho igual a você”. A criança diz que nunca tinha visto o bom velhinho da sua cor, que nos desenhos ele era ‘normal’. Ao fim dessa fala, a mãe pergunta “o que é normal?”. E a pequena prontamente responde “cor branca”. Amanda afirma, então, que existia sim um Papai Noel negro. E Melissa não se continha de alegria.

Quando Melissa se depara com o Papai Noel, ela fica tímida e acena de longe. A mãe a incentiva, “vai lá falar com ele”. Incrédula, a criança anda ao encontro dele, senta-se ao seu lado e afirma nunca ter visto “um Papai Noel pretinho”.

Melissa, ainda, vai fazer uma cartinha pedindo o que deseja ao Papai Noel. Com a ajuda da mamãe, claro. No final do vídeo, Amanda pergunta se a filha está feliz e Melissa afirma que sim e ainda diz que o Papai Noel é legal.

A postagem do vídeo de Amanda, com a legenda “e ainda tem gente que acha bobeira representatividade”, alcançou mais de 150 mil visualizações no TikTok e mais de 120 mil em sua conta no Instagram.

Os comentários no vídeo deixam ainda mais evidente a necessidade de tornar momentos festivos realmente inclusivos. Uma pessoa comentou “quem não queria quando criança ter passado por essa oportunidade… que todas as crianças vejam isso”.

Outra seguidora escreveu “minha reação foi igual a dela quando depois dos 30 anos tirei minha primeira foto com um papai Noel que realmente me representava”. Fique agora com a explosão de fofura de Melissa:

@amandasantos.amd

Representatividade importa 🥹 #papainoelmatias #criancastiktoks #criancafeliz #criancastiktok

♬ som original – Amanda Almeida Santo
Rolar para cima