
Recentemente, usuários da internet iniciaram uma campanha pelo encerramento do perfil de fofocas Choquei, que se tornou um fenômeno tanto no Instagram quanto no X. A partir daí, a Choquei perdeu seguidores e acabou sumindo da internet.
Em decorrência dessa mobilização, o perfil não apresenta novas publicações desde sábado, 23. A revolta dos seguidores foi desencadeada após o falecimento de Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, cujas supostas conversas com o humorista Whindersson Nunes foram postadas pela Choquei.
Fique por dentro do que aconteceu!

Na última semana, surgiram nas redes sociais supostas conversas entre Jéssica e Whindersson Nunes. Na ocasião, a jovem alegou que era uma interação fictícia. Com a ampla divulgação e distribuição dos prints, Jéssica passou a sofrer ataques nas plataformas digitais.
Na presente semana, a mãe da jovem, Inês Oliveira, já havia divulgado um vídeo, pedindo que cessassem os ataques devido aos problemas enfrentados pela filha, incluindo a batalha contra a depressão e tentativas anteriores de suicídio.
Na sexta-feira, 22, Inês Oliveira confirmou o falecimento de Jéssica a partir de uma nota de obituário.
“É com pesar que informamos que nessa manhã do dia 22/12 a Jéssica não resistiu à depressão e tanto ódio e veio a óbito. Será velada hoje e o enterro será amanhã”
A empresa responsável pela gestão profissional de Whindersson Nunes, Nonstop Produções, divulgou uma declaração informando que o comediante ficou surpreso e entristecido com a morte da jovem.
Diante do surgimento deste recente episódio de ampla repercussão negativa na internet, o humorista expressou sua consternação, chegando a lembrar da morte de seu filho.
É relevante ressaltar que, no decorrer da divulgação do suposto affair, Jéssica, em determinado momento, contestou a veracidade das informações associadas ao seu nome. Whindersson Nunes, por sua vez, refutou igualmente as notícias falsas.
No último domingo (25), durante a noite, o humorista reiterou a negação do ocorrido, expressou pesar pelo óbito da jovem e defendeu a implementação de uma legislação para evitar a recorrência de situações semelhantes.
Choquei perde seguidores e suspende publicações
Como dito anteriormente, o óbito de Jéssica ocorreu na sexta-feira, 22. No sábado, 23, a Choquei emitiu um comunicado esclarecendo o ocorrido, expressando pesar, mas negando qualquer vínculo com o falecimento:
“Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados ao trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação”
Os responsáveis pelo perfil da Choquei limitaram a capacidade dos usuários de deixarem comentários em suas publicações no Instagram. Apesar do protesto e perda de 1 milhão de seguidores, a página Choquei mantém uma base de seguidores expressiva, totalizando 20 milhões no Instagram.
No X, as postagens agora apresentam um aviso destacando o recente incidente envolvendo notícias falsas
A importância da regulamentação das redes
Com o intuito de evitar a ocorrência de situações semelhantes, algumas pessoas levantam a questão sobre a possibilidade de regulamentar as redes sociais como uma solução. Assim, a proposta de regulamentação surge com o propósito de reduzir as restrições estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (MCI), lei nº 12.965/2014.
Desse modo, o projeto 2630/2020, também conhecido como PL das Fake News, visa responsabilizar as plataformas digitais pela disseminação de notícias falsas e outros conteúdos prejudiciais. Atualmente, o projeto está sendo tratado como uma prioridade e pode receber sanção até o período eleitoral, em agosto de 2024.